Em uma discussão esclarecedora na semana passada no Festival de Humanidades de Chicago, dois líderes de pensamento postularam uma resposta inesperada: não é que estragamos as coisas – é que estamos no meio de um esforço democrático sem precedentes, e haverão alguns solavancos na estrada. Além disso, se queremos que o futuro pareça brilhante em vez de sombrio, precisamos começar a trabalhar mais para superar as divisões sociais.

Yascha Mounk é um cientista político germano-americano, professor de Assuntos Internacionais na Universidade Johns Hopkins, membro sênior do Conselho de Relações Exteriores e autor de quatro livros, sendo o mais recente “The Great Experiment: Why Diverse Democracies Fall Apart and How They Can Endure”.

Dr. Eboo Patel é o fundador e presidente da Interfaith America, uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Chicago que visa promover a cooperação inter-religiosa. Ele também é ex-conselheiro religioso do presidente Obama e autor de quatro livros, mais recentemente, “We Need to Build: Field Notes for Diverse Democracy“.