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No seu livro você fala sobre a necessidade de foco, principalmente para um líder. -Sim. -Por que isso é tão importante? Bem, foco é essencial para tarefa do líder.

Não saberá o que fazer e para onde direcionar sua própria atenção sem foco. Então, o líder precisa de 3 tipos: precisa gerenciar seu próprio foco em si mesmo, e para onde olhar;

precisa focar nas pessoas com quem trabalha e nas que trabalham para você; e precisa focar no mundo maior ao seu redor, no mundo no qual seu negócio ou organização opera.

Sem esses 3 tipos de foco, um líder não pode ser eficaz. Mas é algo diferente porque tem que ter o foco no ambiente também. Então, não é só ir direto ao ponto, mas prestar atenção

no que está acontecendo ao seu redor. O terceiro foco, o no ambiente maior, nos sistemas em que opera, te diz, por exemplo, como deveria ser sua estratégia.

Mas então tem que direcionar sua própria atenção e a de todos os outros para essa estratégia. Então, os 3 funcionam juntos.

Não pode ignorar o sistema, o ambiente. Porque isso é o que determinará como você foca e como todos os outros focam. Mas se não focar nas pessoas, se as ignorar,

então a organização não irá contigo. E se não gerenciar seu próprio foco, não saberá para onde ir antes de mais nada. Sim?

E como desenvolve esses 3 focos ao mesmo tempo? Bem, o desenvolvimento desse foco, acho que é algo que ocorre naturalmente na carreira de um executivo.

Não pode alcançar um nível alto, a não ser que gerencie a si mesmo bem. Esse é o foco em si. E não pode emergir como líder a não ser que seja eficaz com outras pessoas.

Esse é o foco em outras pessoas. E finalmente, sua organização não será um sucesso a não ser que aprenda como traçar estratégias,

como entender as forças em que opera. Então, acho que isso é aprendido naturalmente ao longo da carreira de um líder.

E em uma entrevista que publicamos na nossa revista no ano passado

você disse que o maior problema é autoconsciência.

É o primeiro, acho, que mencionou aqui. O autofoco.

E como o líder obtém isso? Há algum tipo de treinamento? Sabe, o problema hoje com o foco em si é que líderes são tão distraídos, há tantas coisas para fazer,

sabe, frequentemente há algo marcado para cada 15 minutos. Há e-mails chegando, mensagens de texto, ligações, e assim por diante. Então, a distração do mundo externo é constante.

Então, um líder tem que ser muito disciplinado para reter tempo onde possa só focar internamente. Simplesmente refletir. Só para estar consigo mesmo.

É aí que consegue cultivar o foco em si.

É outro tipo de terapia ou meditação, algo assim? Às vezes, é útil ter uma prática regular. A meditação é na verdade um exercício de atenção,

de desenvolver foco e poder de foco. O que significa ignorar distrações ou notar quando está distraído e trazer sua mente de volta.

Se os problemas forem distrações emocionais, algo em sua vida, então terapia pode ser muito útil. Então, há muitas formas de cultivar foco para si mesmo.

O que acha das crianças hoje em dia, que nascem em um mundo muito cheio de estímulos? Na verdade estou bem preocupado com as crianças hoje. Tenho 5 netos, que vão de 6 meses a 16 anos.

E cresceram em um mundo onde têm distração digital constante. E acho que por causa disso precisamos melhorar em ajudar crianças a aprenderem a gerenciar seu próprio foco,

e a ignorar distrações para o que é importante no momento. Na escola, é claro, é seu trabalho, o que está aprendendo. Mas no ambiente de trabalho, será seu trabalho.

Espero que as crianças de hoje possam aprender a habilidade de atenção e foco para que quando se tornem trabalhadores, quando surgirem como líderes tenham essa habilidade. Se não, as empresas terão que ensiná-la.

E será difícil, certo?

Acha que esse foco, o segundo acho, tem a ver com se conectar com as pessoas, tem algo a ver com empatia, por exemplo? O segundo tipo de foco, o foco nos outros é empatia.

E há vários tipos de empatia: um é entender como uma pessoa pensa. Isso se chama empatia cognitiva, te ajuda a se comunicar bem. O segundo é empatia emocional,

relacionamento, sentir junto com a outra pessoa. Percebe como ela se sente porque sente também. E a terceira é frequentemente ignorada ou incompreendida.

É a preocupação com a outra pessoa, preocupação empática: se importar com ela, querer ajudá-la. E isso é o que faz um líder ser o tipo de pessoa para quem quer trabalhar,

o tipo de pessoa em quem confia, que sente que te apóia. Como desenvolve a empatia? Diz que não se trata de falar sobre emoções no ambiente de trabalho.

Mas como é essa relação quando

o funcionário pode desenvolver algum tipo de confiança no líder? Têm que conversar. Bem, tem que mostrar às pessoas que se importa com elas. Por exemplo,

que está pensando na carreira delas também, e em como as ajudará a desenvolverem habilidades que as ajudarão ao longo de suas vidas de trabalho.

E além disso, realmente escutar as pessoas, para conhecê-las como pessoas, não só como algum funcionário com um número. Mas você, como pessoa, quero saber o que quer da sua vida, e da sua carreira,

e desse emprego, como posso te ajudar. Esse tipo de conversa orientadora é muito poderosa para estabelecer o relacionamento profundo entre um líder e as pessoas que trabalham para ele ou ela.

E você pessoalmente medita, certo? Tenho meditado desde a faculdade.

E isso é há muito tempo agora.

Como acha que isso pode ajudar e como...? Na verdade estou escrevendo um livro agora sobre a neurosciência da meditação. E mostra que meditação faz o cérebro ser mais eficiente.

A meditação é treinamento em foco. Então, na meditação tem-se uma sessão diária, o que resulta em uma academia mental.

Sabe, se vai na academia e treina, toda vez que faz uma repetição com um peso torna aquele músculo mais forte. A mesma coisa é verdade na mente.

A mente é como o músculo. Então, o cérebro fortalece conexões para o foco toda vez que sua mente se distrai e você nota que se distraiu e a traz de volta.

E isso é o cerne de todo tipo de meditação. E conscientização, esse é um conceito relacionado à sua pesquisa? Conscientização é um tipo de meditação.

E as pesquisas sobre conscientização mostram que não só ela desenvolve essa atenção bem,

mas também ajuda a acalmar as pessoas. Então, pode permanecer calmo e claro, que é o melhor estado para um líder. Mas há uma terceira coisa.

Os melhores líderes são calmos, claros e cuidadosos. Então, a terceira habilidade não é desenvolvida só por conscientização, é desenvolvida por de fato se aproximar das pessoas,

na verdade mostrar a elas que se importa. E há alguns exercícios mentais que podem fortalecer isso também. O que a ciência está estudando - acho que esse é o tema

desse livro que está escrevendo - sobre a capacidade do nosso cérebro de focar? Como essas pesquisas ajudam seus estudos? Bem, ao escrever o livro "Focus",

pratiquei minha habilidade como um jornalista científico. E li os artigos científicos, e tentei ver o que era mais significativo para as pessoas, e explicar isso em termos simples e cotidianos.

Mas o que foi descoberto, que acho que é tão importante, é que a habilidade de ter bom desempenho em qualquer coisa, sabe, programação, traçar estratégias, contabilidade, não importa;

tudo se resume à sua habilidade de se concentrar, de focar. Quanto melhor puder focar, melhor pode desempenhar. E isso tem a ver com o fato de que o cérebro tem eficácia máxima

quando foca 100%. Você também tem um interesse em ecologia e consumo, certo?

E o conceito de transparência radical e como ele pode ajudar o meio ambiente? Bem, tenho estado muito preocupado com a forma em que estamos todos presos em um sistema

que nos faz cada um contribuir com a degradação dos sistemas globais que sustentam a vida. Escuta-se muito sobre aquecimento global,

mas o carbono é só um sistema de muitos sistemas na natureza que fazem com que seja possível que nós vivamos no planeta. E infelizmente, as coisas que compramos e usamos

foram todas inventadas e desenvolvidas antes que entendêssemos qual era o impacto delas na natureza. Agora temos metodologias muito precisas para avaliar

sabe, como meu celular impacta o mundo, como esse vidro impacta o mundo. E agora que sabemos isso, podemos repensar

como fazemos as coisas. Isso é na verdade uma fantástica oportunidade de empreendimento pelos próximos 50 anos. Porque temos que reinventar tudo

para que não prejudique a natureza. E na verdade, a longo prazo, estou muito esperançoso a respeito disso. Acha que as pessoas estão indo nessa direção?

Acho que pessoas mais jovens viverão suas vidas; as crianças de hoje viverão ao longo do século atual em um mundo que está ficando cada vez pior. O que significa que valorizarão cada vez mais produtos, empresas e serviços

que ajudam o planeta ao invés de prejudicá-lo. Então, o que agora, para uma geração que cresceu quando não sabíamos sobre isso, não significa tanto para participação de mercado,

será uma vantagem competitiva no futuro. Há outra coisa que gostaria de dizer para nós? Sabe, acho muito esperançoso ver, por exemplo: há um produto

que foi inventado por dois jovens alunos para substituir o isopor. Isopor é feito de petróleo. E é horrível para a Terra porque nunca desintegra. Nunca volta para natureza.

Sempre permanece separado. É uma poluição.

O isopor deles é feito de cascas de arroz e raízes de cogumelo. E funciona tão bem quanto. Mas quando já usou, joga fora e se torna terra.

Esse é o futuro. E há um ditado: "O futuro já está aqui, só não está distribuído uniformemente." Então, vejo essas dicas crescentes do futuro como algo muito esperançoso.

-Obrigada, muito obrigada. -Bom, obrigado.