Atualmente, segundo pesquisa do Sebrae, temos no País cerca de 30 milhões de empreendedoras, e as mulheres têm participação de 34% nos negócios do Brasil. Um volume que, de certa forma, nos permite considerar que este é um país de mulheres empreendedoras. E que, por outro lado, não cria políticas públicas e oportunidades consistentes para os negócios criados por elas avançarem.

Aproveitando que no dia 19 novembro foi celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino, HSM Management reuniu números e ouviu diferentes perspectivas de mulheres que estão à frente de negócios e de redes de apoio à empreendedora brasileira sobre conquistas, desafios, aprendizados e como avançar nessa pauta.

Segundo o estudo Mulheres Empreendedoras e seus Negócios 2022, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) em conjunto com o Instituto Locomotiva, a motivação para uma mulher abrir um negócio varia. Se a falta de emprego (24%) ou falta de opção (13%) ainda são dois dos principais motivos para uma mulher abrir uma empresa, o estudo mostra que o empreendedorismo é uma alternativa de vida. A independência é o que atrai 38% das entrevistadas, 34% veem o empreendedorismo como uma forma de crescer e ter mais oportunidades, e 35% dizem que empreender sempre foi um sonho.