A tecnologia do aprendizado de máquina já está sendo usada, por empresas como a Amazon, para criar ofertas individuais por consumidor – o que está sendo chamado de “modelo de você”. O próximo passo é o surgimento de “modelos de você 360º”
Na era da informação, nós nos vemos cotidianamente diante de mais opções do que nunca – o que faz com que escolher seja, também, mais difícil do que nunca. Em uma livraria online, por exemplo, há milhões de título à disposição de qualquer um.
Isso já é sabido. O que muitos desconhecem é que vários e-commerces já encontraram uma solução para diminuir a dificuldade, que tem sido chamada de “modelo de você”. Na prática, esse “modelo” pesquisa previamente tudo o que você fez no site e lhe apresenta escolhas específicas que, no conjunto, são diferentes do que é oferecido a qualquer outra pessoa. Tal mecanismo gera 33% das receitas da Amazon, para ficar em um caso bem conhecido.
Esse tipo de modelo que antecipa as preferências dos consumidores se tornou possível graças à crescente capacidade de aprender das máquinas – o machine learning. Mesmo supermercados como o Walmart já estão utilizando esse avanço tecnológico para saber que artigos estocar e onde expô-los na loja.