O crescimento exponencial do Ping An Group de companhia de seguros a conglomerado tecnológico e financeiro global tem relação direta com Jessica Tan. Formada em engenharia elétrica e economia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), a singapurense ingressou nos quadros da McKinsey no início dos anos 2000 como consultora, com foco em apoiar os clientes a incluírem tecnologia de ponta em suas operações. Cresceu na empresa até que, em 2008, tornou-se sócia na divisão de serviços financeiros e tecnologia de negócios da consultoria e foi a responsável por apoiar o Ping An Group a estabelecer um centro de serviços compartilhados na China. Foi quando conheceu o fundador do grupo, Peter Ma, que a incentivou a assumir mais riscos em sua carreira.

Levando o conselho a sério, Jessica Tan saiu da McKinsey e deu início à sua jornada no Ping An como CIO do grupo. Lá transformou tecnologia, pesquisa e desenvolvimento em pilares da organização, que levou serviços financeiros a mais de 220 milhões de varejistas e cerca de 611 milhões de clientes online.

Tan vê o binômio tecnologia e finanças como uma das chaves do sucesso do conglomerado no século 21. As operações incluem de venda online de carros a uma solução “smart city”, que une blockchain, computação em nuvem e inteligência artificial na infraestrutura tradicional. Segundo a CEO Magazine, os investimentos em P&D são de US$ 1,7 bi ao ano, conforme dados divulgados no McKinsey Quarterly no fim de 2020.