ADAPTABILIDADE

O conceito de estratégia pode ser traduzido pelo caminho escolhido para chegar do ponto A ao ponto B sendo o ponto B o destino que oferece mais vantagem competitiva para uma organização. Em cenários marcados pela volatilidade de modelos de negócios e comportamentos de consumidores, é preciso encurtar esses caminhos e criar planejamentos orientados pelo curto prazo.

CULTURA DATA-DRIVEN

O avanço tecnológico permite que gestores e empresas acessem dados em uma velocidade exponencial. Esse cenário permite que organizações de todos os portes atualizem informações confiáveis a todo momento. Dessa maneira, é possível reavaliar teses de negócios com base em eventos que acontecem em tempo real.

PENSAMENTO SISTÊMICO

Inovação e estratégia não são parte de um manual: são resultados de leitura de contextos. As lideranças são pressionadas a repensar práticas e estratégias por causa das mudanças de contexto dentro e fora das organizações. A adoção de modelos ágeis e a descentralização de dinâmicas de poder são as ferramentas que permitem essa adaptação no tempo certo.